AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

A Avaliação Neuropsicológica é um processo investigativo minucioso do funcionamento cognitivo, comportamental e socioemocional do indivíduo. Avalia-se aspectos como inteligência, Memória, Linguagem, Aprendizagem, Atenção, Percepção, Cognição Social, Habilidades Motoras, Funções Executivas, Personalidade e Comportamento .

Como é feita?

A avaliação neuropsicológica é um processo complexo, composto por 8 a 10 sessões. O que irá definir o número de sessões é a faixa etária, o perfil do paciente e o motivo da avaliação.

 Agende sua Consulta

O que compõe o processo avaliativo

» Anamnese:
É a primeira entrevista. Tem por objetivo conhecer o histórico de vida do paciente de maneira profunda.

» Sessões de avaliação:
São realizadas de 4 a 6 sessões de aplicação de testagens, inventários e questionários.

» Conversa com escola e/ou outros profissionais que acompanham o paciente:
Para melhor entender o funcionamento do paciente em outros ambientes e coletar informações sob o olhar de outros profissionais esta é uma etapa indispensável dentro do nosso processo avaliativo.

» Devolutiva:
Esta é a última etapa do processo de avaliação. Nesta sessão é realizada a entrega do laudo e são apresentados todos os resultados obtidos e a conclusão do processo avaliativo. Este documento contém a síntese dos resultados encontrados, com recomendações pertinentes ao caso, visando promover o desenvolvimento do paciente e, consequentemente, melhorar sua qualidade de vida.

» Devolutiva para a escola:
No caso da avaliação infantil, inclui-se no processo avaliativo a devolutiva e orientação para a escola.

Agende sua Consulta

Quando devo buscar uma avaliação neuropsicológica?

A Avaliação Neuropsicológica é solicitada quando há a necessidade de compreender de maneira mais profunda o funcionamento cognitivo, social e comportamental da pessoa.

A avaliação pode ser sugerida pela escola ou requerida por um pediatra, psiquiatra ou neurologista, dependendo do caso, para auxiliar na identificação das causas de problemas enfrentados pela pessoa no cotidiano (por exemplo, desempenho acadêmico e/ou profissional abaixo do esperado, problemas ao fazer tarefas diárias habituais, déficit em habilidades sociais, problemas de comportamento, avaliação após lesão cerebral, investigação de demências, entre outros).

A Avaliação Neuropsicológica é indicada, principalmente, quando há suspeita de Altas Habilidades/Superdotação e de transtornos psiquiátricos, de aprendizagem ou do neurodesenvolvimento.

Por exemplo:
» Transtornos de Aprendizagem: Dislexia/Discalculia, etc;
» Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH);
» Demências;
» Transtornos de Ansiedade;
» Deficiência Intelectual;
» Transtorno do Espectro Autista.

Agende sua Consulta

A partir de que idade é realizada?

Realizamos avaliações em crianças a partir de 2 anos e 6 meses, adolescentes, adultos e idosos. Para isso, contamos com instrumentos psicológicos de padrão ouro, utilizados e reconhecidos mundialmente.

Agende sua Consulta